Buscar no site
Perguntas Frequentes
Suporte
Por que minha conexão está lenta?

Capacidade disponível do destino acessado

Alguns sites não têm infraestrutura para suportar um grande número de visitas simultâneas, ou pode estar com toda sua capacidade esgotada em determinado momento. Se você estiver acessando um site nessa situação, em determinado momento de pico de acessos, sua velocidade de navegação será prejudicada.

Nestes casos, não há como remediar a situação, já que se tratam de fatores externos. Porém, tratam-se de situações pontuais e, a seguir, veremos outros fatores que podem melhorar o desempenho de sua navegação.

 

Acúmulo de Arquivos Temporários

Limpe periodicamente os arquivos temporários do seu computador, para evitar que ocupem espaço na memória e deixem a navegação lenta. Siga os passos abaixo:

Abra seu Navegador e clique em "Ferramentas", depois em "Opções da internet".

Na aba "Geral" clique em "Limpar Histórico", em seguida, habilite a informação "Excluir arquivos temporários". Por fim, finalize clicando em "Ok".

Compartilhamento de Conexão na Rede

Quanto maior o número de computadores ligados em rede, compartilhando a mesma conexão, menor a velocidade disponível para o acesso em cada computador pois a Internet será rateada entre o número de computadores disponíveis.

Por exemplo, se você tem contratado uma conexão de 20 Mbps e tem 10 computadores em rede, compartilhando o acesso simultaneamente, a velocidade média para cada computador será de 2 Mbps.

 

Compartilhamento de Arquivos On-Line

Programas de compartilhamento de arquivos, como Torrents em geral, também influenciam no desempenho da navegação.

Estes softwares acabam disponibilizando para outros usuários na Internet os arquivos existentes em seu computador, e, desta forma, quando várias pessoas tentam baixar estes arquivos compartilhados, deixam a sua conexão mais lenta por consumir recursos para poder enviar estes arquivos.

 

Execução de Programas Simultâneos

Quanto mais programas abertos ao mesmo tempo no seu computador (Word, Explorer, Outlook, etc.), menor o desempenho da sua navegação, pois, seu computador depende dos recursos de memória e de processador que trabalham com um grande número de tarefas ao mesmo tempo, fazendo com que o computador fique mais lento.

Outro fator importante de influência são softwares que realizam automaticamente suas atualizações, como as próprias atualizações do Windows, que, dependendo de sua configuração, podem realizar download automaticamente em segundo plano, sem que o usuário saiba, porém utilizando assim toda capacidade de transmissão da conexão para baixar estes arquivos, o que deixará sua navegação mais lenta neste período.

 

Vírus e Spywares

Alguns vírus prejudicam especificamente o desempenho de sua navegação, pois utilizam seus recursos para enviar dados externos a seu computador.

A melhor maneira de evitar a contaminação do seu computador é manter sempre atualizado seu software antivírus.

A Network recomenda a instalação de um antivírus/antispyware. Os softwares gratuitos mais utilizados são o AVG e o Avast (antivírus) e o AD Aware (antispyware). Estes softwares utilizam recursos do seu computador para mantê-lo seguro. Entretanto, se a sua máquina não tem capacidade para suportar esta carga de tarefas, isso também pode prejudicar o desempenho da navegação.

Todos os direitos reservados
Topo